Entenda as características que separam os maiores grupos do Oriente Médio

ALANA SOUSA

Para começar a entender a diferença entre os termos árabe, persa, curdo e turco, primeiro é preciso compreender as semelhanças. Todos são grupos étnicos, que, por definição, são um povo ligado pela cultura, ancestralidade, língua ou nação. Eles estão localizados, principalmente no Oriente Médio.

Os persas são um grupo étnico descendente dos indo-europeus, que pertencem à Eurásia. Eles chegaram ao Irã em meados do ano 1.000 a.C., e desde então já imigraram para outras partes do mundo, como a América do Norte. Relacionados pela língua indo-europeia, essa civilização apresenta uma cultura expressiva e duradoura, desde a Antiguidade.

Os árabes são o maior grupo étnico do mundo, chegando a cerca de 415 milhões de pessoas, em locais como Jordânia, Líbano, Egito, Síria e Iraque. Esse povo é conectado pela língua, apesar da religião ser outro fator que os une. Mesmo que a maior parte seja composta por muçulmanos, nem todo árabe segue as doutrinas do islamismo.

Já os curdos são a maior nação sem Estado do mundo, eles estão situados em parte da Turquia, Irã, Iraque, Síria e Armênia — e buscam a independência política. Estima-se que existam quase 45 milhões de curdos no mundo. Assim como os persas, seu idioma é o indo-europeu, porém, com variações que fazem com que as línguas não sejam compreensíveis entre si.

Os turcos, por sua vez, são muitas vezes confundidos com os árabes. Isso se deve, pois, o Império Turco-Otomano dominou a Síria e o Líbano até a Primeira Guerra Mundial. Enquanto os persas usaram a Ásia Central como caminho para chegar ao Irã, os turcos são asiáticos de origem. Sendo assim, turcos são todos aqueles que nasceram na Turquia e possuem a mesma língua.

Mesmo que tais grupos compartilhem de alguma forma a mesma religião, é importante lembrar que nem todo muçulmano tem que ser árabe, assim como nem todo árabe é muçulmano. Os curdos são majoritariamente muçulmanos e, um persa pode ser muçulmano, ainda que nunca poderá ser árabe.

  • 176 visualizações