Fonte Petrobras

- O consumo de gás de cozinha diminuiu em 2020?

Não. A demanda por GLP, ao contrário dos demais derivados do petróleo, não se reduziu no mundo e no Brasil. De acordo com a ANP, as vendas do botijão de gás de 13 quilos cresceram 5,3% em relação a 2019.

GLP Cards 02.jpg

2 - O gás de cozinha passou a pesar mais no bolso do trabalhador?

Não. Em 2007, o preço ao consumidor do botijão de 13 quilos chegou a representar 8,7% do salário mínimo. Desde então, tem oscilado entre 6 e 8%. Em 2019, correspondeu a 6,9% do salário mínimo e, no ano passado, a 6,8%.

GLP Cards 03.jpg

3 - A Petrobras determina o preço do gás de cozinha?

Não. O GLP vendido para as distribuidoras nas refinarias da Petrobras representa menos da metade do preço do botijão de 13 kg cobrado do consumidor. No ano passado, foi, em média, 39%. O restante corresponde a impostos estaduais e federais, custos e remuneração de distribuidoras e revendedores.

GLP Cards 04.jpg

4 - A Petrobras não poderia baixar o preço do gás de cozinha?

Não. O GLP, assim como os outros combustíveis, é uma commodity, que tem seus preços determinados no mercado global pelos movimentos de oferta e demanda. O Brasil é importador de parcela importante do GLP aqui consumido. Se a Petrobras reduzir o preço abaixo das cotações internacionais, ficaria diante de duas opções: deixar o mercado desabastecido ou importar a preço mais alto e vender a preço mais baixo.

GLP Cards 05.jpg

5 – Afinal, qual é a contribuição social da Petrobras?

Gerar valor, investir e produzir mais petróleo, gás natural e combustíveis a custos baixos, e fornecer produtos essenciais, de alta qualidade e confiabilidade para nossos clientes.

No ano da pandemia, não ficamos parados. Alcançamos recordes históricos de produção de petróleo e gás natural, e de exportação de petróleo e óleo combustível, com a mais baixa taxa de acidentes na indústria mundial de petróleo. Isto significa mais investimentos, mais eficiência e inovações tecnológicas, mais empregos e maior arrecadação para os governos municipais, estaduais e federal. A Petrobras é a maior contribuinte de impostos do Brasil.

GLP Cards 06.jpg

Queremos que você conheça a verdade sobre o preço gás de cozinha. Porque, com a verdade, você e a Petrobras serão mais fortes. E uma Petrobras mais forte é melhor para o Brasil.

Obs. Hoje o gás de cozinha esta sendo negociado abaixo de 6.5% do salário mínimo.