Divisão Política

Formado por 50 Estados, Os Estados Unidos da América, está localizado na América do Norte, fazendo fronteira ao Norte com o Canadá, ao Sul com o México, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o Oceano Pacífico, os Estados Unidos possuem 315 milhões de habitantes(2010), dos quais 50% estão concentrados na região nordeste, Região dos Grandes Lagos. A região Sul e a Costa Oeste, também se destacam.

Flórida,Texas e Califórnia são destaques. Nova Orleans na foz do Mississípi, Los Angeles e São Francisco na costa do Pacífico, são importantes cidades do país.

Principais Cidades

AGRICULTURA

A atividade agrícola nos Estados Unidos tem pequena participação na renda nacional, apenas 1% do PIB e, pequena participação da população ativa, cujo setor Primário representa apenas 3% da PEA (População Economicamente Ativa) .A atividade agrícola é caracterizada pela variedade de produtos, da elevada produção , com intensa mecanização justificando a elevada produtividade.

O mapa a seguir representa os cinturões agrícolas dos

Estados Unidos

.

A - Cinturão de laticínios - Dairy Belt

B - Cinturão do milho - Corn Belt

C - Cinturão do algodão - Cotton Belt

D - Cinturão do trigo - Wheat Belt

E - Pecuária extensiva

F - Culturas irrigadas

G - Culturas Subtropicais, frutas cítricas - Fruít Belt

MACON, Mo - Seis anos atrás (2008), com a crise do petróleo, a América rural apresentou um crescimento vertiginoso para o etanol.

Agora, assista ao vídeo

Apoiado por subsídios e determinações governamentais, centenas de usinas de etanol surgiram entre os campos de ouro do Cinturão do Milho, trazendo empregos e negócios para pequenas cidades, proporcionando aos agricultores um novo mercado para as suas colheitas e gerando bilhões de dólares em receita para os produtores deste combustível à base de milho.

Aqueles dias de promessa e prosperidade estão desaparecendo.

Quase 10 por cento das usinas de etanol do país pararam de produção em relação ao ano a 2012, em parte por causa da seca que devastou grande parte da cultura do país e elevou os preços das matérias primas de tal maneira que a produção do etanol tornou-se inviável.

Com o preço baixo da gasolina já em 2012, o consumo elevado deste combustível, de preferência nacional, tem agravado o problema da indústria, reduzindo a demanda por etanol.

Essa situação comprometeu a existência e o destino de dezenas de usinas de etanol e, preocupando as comunidades que, uma vez prosperaram a partir deste biocombustível.

COTTON BELT - ALGODÃO

Cinturão do algodão,destaca-se no sul e sudeste do país, principalmente nos estados do Alabama e Mississípi.

PRODUÇÃO

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou a produção de algodão (2012/2013) dos EUA em 17,32 milhões de fardos.

ANALOGIA

BRASIL - 5,8 MILHÕES DE FARDOS

ÍNDIA - 25,5 MILHÕES DE FARDOS

WHEAT BELT - TRIGO

Elevada mecanização e alta produtividade.

CRIAÇÃO DE GADO

A criação de bovinos, suínos e ovinos é um destaque dos Estados Unidos no cenário mundial, com as melhores raças do mundo E com elevada produtividade de seus rebanhos.

Associação da criação com a agricultura do milho

A importância na produção do Corn Belt (milho), se traduz no tipo de criação. Assim na criação extensiva de corte, o milho é de grande importância e também na criação intensiva de gado leiteiro, o Dairy Belt, ao sul dos Grandes Lagos, colocando os EUA em destaque na produção mundial.

Outro grande destaque na associação Milho x Gado, se encontra na criação de porcos (pigs).

Indústrias, Minérios e Energia nos Estados Unidos

Seus principais minérios são:

• Ferro:

Destaca-se como grande produtor mundial, sendo que suas reservas minerais, encontram-se notadamente na região dos Grandes Lagos, junto ao Lago Superior, nos estados de Minesota e Wisconsin e na região dos Montes Apalaches.

MINÉRIO DE FERRO

Apalaches

• Carvão Mineral:

É outro produto de grande importância na história do país.É um grande produtor mundial, com reservas na Região dos Montes Apalaches, no Médio rio Mississippi e nas Montanhas Rochosas.

• Petróleo:

Desde a sua descoberta na Pensilvânia em 1859 por Conde Drake, a criação da Standard Oil CO de John Rockfeller em 1870 e a produção do automóvel em série por Henry Ford no início do século xx, o petróleo é de vital importância para os estados Unidos e para o mundo.

A principal área de extração é o Golfo do México, nos estados do Texas e Oklahoma, além da crescente produção da Califórnia.O Alasca também é rico em petróleo, mas as leis ambientais dificultam a sua exploração.

• Possuem ainda outros minérios, como bauxita, cobre, chumbo, zinco, ouro, prata e urânio.

Saiba Mais em:

História dos Estados Unidos