O MERCADO DE CAPITAIS

PROFESSOR CLAUDIO PEPPE

APRESENTAÇÃO

O Brasil é um pais em constante evolução financeira, cujo Mercado de Capitais vem crescendo e se destacando entre os principais mercados do mundo. Essa evolução é o resultado do amadurecimento do mercado e do conjunto de realizações da BM&FBOVESPA, que oferece diversas alternativas de investimentos, para diferentes tipos de investidores, pequenos, médios e grandes.

Hoje, com tranquilidade, podemos afirmar que vivemos um momento completamente distinto do qual experimentávamos em um passado não muito distante, com inflação galopante e ausência de tecnologia da informação e transmissão de dados. Do final do século passado para os dias atuais, a informatização permitiu essa evolução, dando mais qualidade aos serviços prestados e segurança aos investidores, que em tempo real podem acompanhar os seus investimentos de maneira transparente.

Esta nova conjuntura do país, dá condições aos investidores pensarem em prazos de investimentos mais longos e não de curto prazo,como ocorre em países de economias mais estáveis, diversificando suas aplicações, muito além da simples poupança e do prazo fixo.

Esses novas oportunidades, por serem mais complexas e atenderem a diversos objetivos e perfis, exigem um pouco mais de estudo e reflexões.

PENSANDO NO FUTURO

Planejando e Pensando no Futuro. É justamente esse o propósito do Roteiro de Estudos Saber Atual: apresentar de forma clara e prática os Fundamentos e Estrutura do Mercado de Capitais e, as Principais Opções Existentes hoje para o Investidor Brasileiro.

Destacamos em nossos estudos,capítulos específicos em quatro modalidades de aplicação. São elas: Ações, Tesouro Direto, Fundos de Índice (ETF) e Fundos Imobiliários.

ALUNOS, CONHECENDO E APRENDENDO UMA NOVA LIÇÃO

Entenda a BM&FBOVESPA

É uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.

A Bolsa oferece ampla gama de produtos e serviços, tais como: negociação de ações, títulos de renda fixa, câmbio pronto e contratos derivativos referenciados em ações, ativos financeiros, índices, taxas, mercadorias, moedas, entre outros listagem de empresas e outros emissores de valores mobiliários depositária de ativos empréstimo de títulos e licença de softwares.

A BM&FBOVESPA conta com um modelo de negócio diversificado e integrado, oferecendo sistema de custódia completo. As negociações são cursadas em meio exclusivamente eletrônico. A Bolsa possibilita a seus clientes a realização de operações destinadas à compra e venda de ações, transferência de riscos de mercado hedge, arbitragem de preços entre mercados e/ou ativos, diversificação e alocação de investimentos e alavancagem de posições.

INVESTINDO EM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES

A base para ter sucesso ao investir em ações, é o conhecimento.

Para se conseguir bons resultados investindo em ações, só existe um caminho de sucesso, é a trilha do conhecimento. Não adianta procurar caminhos alternativos, atalhos, ou dicas de quem não conhece a fundo.

A verdade é que, se alguém deseja realmente ter algum sucesso no mercado financeiro, tem de estar bem preparado, principalmente na análise gráfica. Saber no mínimo, identificar as linhas de suporte, resistência, reversão e o IFR, Índice de Força Relativa.

"A bolsa não é lugar para amadores". O discurso é recorrente, tanto quanto verdadeiro. Para investir em ações, é preciso, antes de tudo, ter conhecimento de mercado, seus mecanismos, suas bases de negociação e, ser bem informado nos fundamentos que interferem direta e indiretamente nos preços das ações. Caso contrário, cedo ou tarde, o investidor acaba ladeira abaixo e sem freio, correndo um sério risco de sofrer perdas consideráveis.

Na Bolsa de Valores não existe milagre. As pessoas que querem ganhar dinheiro de forma rápida, cuja intenção é enriquecer o mais rapidamente, correm um grande e verdadeiro risco de entrar na contramão e devolverem os ganhos obtidos anteriormente, quando o mercado era favorável, com uma nítida tendência altista Bullish.

O investidor que pretende usufruir da volatilidade e, da valorização da renda variável, tem de ser de forma inteligente, a partir da noção de quanto é importante estar preparado para entrar no mercado de ações, seguindo alguns passos necessários para garantir, no mínimo, que a experiência não renda transtornos e dores de cabeça.

  • 1516 visualizações