Impressionante fenômeno meteorológico

Tornados

Stephen Locke. Tempest Gallery

Um dos fenômenos mais incríveis da natureza é a supercélula, um tipo de tempestade presa a um ciclone interno, e por isso tem uma formação arredondada e giratória. As supercélulas ocorrem principalmente numa região chamada de Grandes Planícies, nos Estados Unidos, em estados como Texas, Kansas e Nebraska

GIOVANNI TONUSSI

Tornado

Uma coluna giratória e violenta de ar que atinge a superfície. Um tornado, raramente, dura mais do que uma hora e, freqüentemente, ocupa uma área de dois quarteirões de cidade.

Quando se forma sobre superfícies líquidas, são menos intensos e com menores dimensões e conhecidos como tromba d’água por levantar uma coluna de água.

De onde vem os Tornados, como eles se formam.

Um tornado surge no interior das nuvens de tempestade, a milhares de metros acima da superfície da terra, quando uma coluna de ar quente e úmido vinda rapidamente do solo, encontra ventos fortes de ar frio e seco, formados no topo das nuvens.

Este tipo de tempestade se transforma na chamada supercélula, criando condições propícias para a formação de um tornado clássico.

No interior da supercélula, o ar quente que sobe em alta velocidade, encontra uma corrente descendente de ar frio e seco. As correntes ascendentes e descendentes no interior da tempestade e as diferenças na velocidade e direção dos ventos, podem fazer o ar girar, criando uma nuvem em forma de funil na base da tempestade. Quando o funil toca o solo, surge o Tornado.

Dois tornados encostaram no solo perto Pilger, Nebraska (16 de junho de 2014). Grandes tornados atingiram áreas rurais do nordeste do Estado Nebraska informou (REUTERS / Dustin Wilcox / TwisterChaser)

Nebraska. Pelo menos dois tornados tocaram o chão e, como pode ser observado na foto, um terceiro em formação, podendo atingir o solo.

ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO


Furacões

Dependendo da localização e de sua intensidade, o ciclone pode receber outras nomenclaturas, como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.

Quando esse fenômeno ocorre no oceano Atlântico, por exemplo, ele é chamado de furacão; já no oceano Pacífico, o ciclone recebe o nome de tufão.

A movimentação da massa de nuvens e dos ventos de um ciclone varia conforme o Hemisfério onde o fenômeno se desenvolve: sentido horário no Hemisfério Sul e sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Essa característica é determinada pela aceleração da força de Coriolis.


Imagens aéreas nas Bahamas mostram o resultado da passagem do furacão Dorian, que causou graves inundações e destruição.

Furacão Dorian

As ilhas mais afetadas pela forte tempestade foram Ábaco e Grand Bahama.

Com uma população de cerca de 17 mil pessoas, as Ilhas Ábaco tiveram os piores efeitos, ao receber Dorian, no domingo (1), como um furacão de categoria 5 - o nível mais alto da escala Saffir-Simpson.

  • 2498 visualizações