Emiliano Zapata

Geógrafo Claudio Peppe

Emiliano Zapata Salazar,filho de Cleofas Salazar e Gabriel Zapata, nasceu no dia 8 de agosto de 1879, em San Miguel Anenecuilco, Morelos, no México. Também conhecido como Caudilho do Sul, foi um dos líderes militares mais importantes durante a Revolução Mexicana., que teve início em 1910. Ele lutava contra a tirania e os latifundiários espanhóis que no seu entender exploravam e escravizavam os povos indígenas. No início da colonização do México, os colonos espanhóis em grande parte, não foram acompanhados de mulheres, resultando em união com as índias ou em abusiva relação sexual, cuja consequência foi à formação de uma população de mestiços mal assimilados pela sociedade branca.

O lema adotado por ele foi “Terra e Liberdade”
Zapata organizou um grupo de indígenas e camponeses, principalmente do sul do país, passando a realizar ações de guerrilha, ocupando e repartindo as terras.

Em 1918, Emiliano Zapata era um guerrilheiro, como Francisco Villa (Pancho Villa). Inconformado com o sistema ditatorial de Pofírio Diaz, Zapata declarou seu desejo de promover a distribuição das terras de latifundiários entre a população carente. mas seu movimento armado pela redistribuição de terras não foi adiante, pois não possuía muita munição e a lei agrária do presidente Venustiano Carranza, que apaziguou a causa suriana, contribuiu para frear sua consolidação como uma real organização político-militar.

Após o manifesto de Zapata, o governou ordenou sua prisão. Em liberdade novamente, Zapata organizou, sob o lema "Terra e Liberdade", um grupo de indígenas e camponeses, principalmente do sul do país, e passou a praticar ações de guerra de guerrilha, ocupando e repartindo as terras.

A Emboscada

O general Jesús Guajardo fez Zapata pensar que estava descontente com Carranza na sua forma política de governar e que estaria disposto a se juntar com ele. Combinaram de se reunir na Fazenda de Chinameca, em Morelos, dia 10 de abril de 1919, ocasião em que Zapata morreu após sofrer uma emboscada.

Movimento Zapatista

Em 1994, os seguidores de um movimento nacionalista e democrático inspirado nas ações de Emiliano Zapata no início do século passado, deu origem ao Movimento Zapatista. Originado na região mexicana de Chiapas, na qual habitam grupos indígenas e camponeses.

O que pretendiam?

Questionavam as políticas neoliberais em evidência na época através de um movimento contrário a Globalização, e a entrada do México no NAFTA em 1994.

Aos gritos de “Já Basta!”, tornou-se o símbolo da manifestação que repudiava a participação do México no NAFTA.

Atualidade

Na atualidade, o Movimento Zapatista tem como objetivo principal, preservar a cidadania mexicana e manter a cultura e a tradição do povo indígena do passado.

  • 1592 visualizações