Saber Atual 03 de maio

O grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI), reivindicou a autoria do ataque realizado contra uma exposição de charges do profeta Maomé no Estado do Texas (EUA), em um programa de rádio pela internet, o "Al Bayan".

Estado Islâmico (EI) é um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque.

É formado por sunitas, o maior ramo do islamismo. Entre os países muçulmanos, os sunitas são minoria apenas entre as populações do Iraque e do Irã, compostas majoritariamente por xiitas. Em janeiro deste ano, o EI declarou que o território sob seu controle passaria a ser um califado, a forma islâmica de governo, extinta em 1924, que representa a unidade política do mundo islâmico e que sobrepõe a ideia de pertencimento nacional, pregando o fim de fronteiras e a imposição da sharia.

G1 - Globo

"Dois "soldados" do pretenso califado realizaram um ataque contra uma exposição de caricaturas contra o profeta na cidade de Garland, no Texas, na América", diz o locutor na gravação, cuja autenticidade ainda não pôde ser comprovada.

Pouco depois, o integrante do EI explicou que se tratava de uma mostra que ensinava "charges negativas do profeta Maomé", acrescentando que os dois atacantes abrigam fogo e causaram ferimentos aos policiais que faziam a segurança do local.

"Dizemos aos EUA que o que virá será maior e mais amargo. Vocês verão que os soldados do Estado Islâmico fazem coisas horríveis", concluiu o locutor da gravação.

Trata-se do primeiro ataque em solo americano que a organização terrorista assume a autoria.

A polícia americana identificou os autores do ataque como Elton Simpson e Nadir Soofi, ambos residentes no Arizona e mortos pelos agentes durante o atentado.

Em janeiro deste ano, 12 pessoas morreram em Paris na redação do semanário humorístico francês "Charlie Hebdo", que tinha publicado charges do profeta, em um atentado reivindicado pela Al Qaeda na Península Arábica.

Fonte:UOL

Leia mais sobre o Estado Islâmico

Extremistas Islâmicos

Fique por dentro! Estado Islâmico

Entenda o que é um Califado

Combatendo o Estado Islâmico. Com Vídeo

  • 826 visualizações