Características gerais

Dos países da América, Europa ou África banhados pelas águas do Atlântico, é o Brasil o que possui o litoral mais extenso, com seus 7 408 km de orla marítima.

Se não levarmos em conta os recortes litorâneos, sua extensão atinge 5 864 km. Tem início na foz do Rio Oiapoque, no fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, estendendo-se até a barra do Arroio Chuí, córrego que separa o Rio Grande do Sul do Uruguai.

Diferente do litoral europeu, que se apresenta super recortado por penínsulas e mares interiores,o litoral brasileiro assemelha-se ao africano, pois tem sua origem no desmembramento do antigo continente de Gondwana, hoje separado pelo Atlântico.

Assim, o litoral brasileiro é pouco recortado, com golfos e penínsulas pouco expressivos.

As maiores reentrâncias desse litoral correspondem a cerca de 1 900 km, destacando-se o "Golfão" Amazônico (foz do Amazonas), com 974 km de contorno, a Baía de Todos os Santos, com 291 km, as Baías maranhenses de São Marcos e São José, com 237 km, a Baía de Paranaguá, com 183 km, e a Baía da Guanabara, com 131 km.

Litoral Norte ou Setentrional



As marés

A força da Lua – As marés de maior amplitude ocorrem nas Luas nova e cheia, quando a Terra, o Sol e a Lua se encontram em linha reta, o que reforça as atrações gravitacionais do Sol e da Lua.

As marés de menor amplitude ocorrem quando a Lua está em quarto crescente ou minguante. Nessas quadraturas, as atrações gravitacionais do Sol e da Lua exercem-se em ângulo reto.

Praia do Pipa - RN


Recife


Ubatuba


https://www.youtube.com/watch?v=vIDK6C70lTQ


Dunas Genipabu


Dunas


Praia do Tombo Guarujá


Itararé - SV


São Vicente



  • 4802 visualizações