Principais recursos minerais

O subsolo brasileiro possui mais de cem tipos de minérios, divididos entre metálicos e não me tálicos.

O volume das exportações atinge milhões de toneladas.

Minério de ferro – o ferro é obtido pela redução dos seus óxidos. Seus principais minérios são: magnetita, com 72,4% de teor de ferro; hematita, com 70% de teor de ferro; limonita, com 59,9% de teor de ferro; siderita, com 48% de teor de ferro.

As grandes jazidas do Brasil encontram-se em Minas Gerais (Quadrilátero do Ferro), Pará (Serra dos Carajás) e Mato Grosso do Sul (Morro do Urucum).

Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais – os principais depósitos de minério de ferro estão concentrados numa área de 8 000km², compreendida entre as cidades de Belo Horizonte, Congonhas do Campo, Mariana e Santa Bárbara, que constituem o chamado Quadrilátero Ferrífero ou Central.

Esta área é a principal produtora de minério de ferro no País, destinando-se à produção tanto vinculada ao mercado interno como ao externo.

Serra dos Carajás – PA – a Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na Bacia do Rio Itacaiunas, a 550 km de Belém. Constitui uma das maiores jazidas de ferro do mundo,

descoberta em 1967 pela Companhia Meridional de Mineração (U.S. Steel Corp.).

O escoamento do minério é feito pela antiga ferrovia E. F. Carajás, até o Porto de Itaqui, no Maranhão.

Principais empresas produtoras no Brasil: Vale: 79%, CSN: 7,4%, Anglo American/MMX: 3%, outras: 10,6%. No Brasil os principais estados produtores são: Minas Gerais (71%), Pará (26%) e outros (3%). Principais empresas produtoras no mundo: Vale, Rio Tinto, BHP Biliton, Anglo American.

Destaques:

• Cuprita ou calcopirita (Cu) – Pará: Serra do Sono (região dos Carajás) é o maior reservatório atual.

– Rio Grande do Sul: Camaquã, Caçapava do Sul

– Bahia: Caraíba

• Galena (Pb) – Bahia: Boquira e Macaúbas

– Paraná: Adrianópolis • Cassiterita (Sn)

– Rondônia: Vale dos Rios Madeira e Guaporé

– Amazonas: maior produtor • Ouro (Au)

– Pará: Vale do Rio Tapajós

– Rondônia: Vale do Rio Madeira

– Roraima: Vale do Rio Branco

• Sal Marinho – Rio Grande do Norte: Macau, Mossoró, Areia Branca

– Rio de Janeiro: Cabo Frio, Araruama (produção decadente

• Manganês – pirolusita

É um metal encontrado na crosta terrestre em formas combinadas (óxidos, silicatos, carbonatos etc.).

O principal minério é a pirolusita. É aplicado principalmente na produção do aço, que utiliza 1,5% de manganês em relação ao minério de ferro. Encontrado na África do Sul,Ucrânia, China e Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor de minério de manganês, após a Africa do Sul, com aproximadamente 2,4 milhões de toneladas

Serra dos Carajás (PA) – segunda maior reserva brasileira. Tornou-se o maior produtor a partir de 199 Destaque para MG, Quadrilátero Ferrífero.

Alumínio – bauxita

A bauxita, proveniente da Mineração Rio do Norte, em Porto Trombetas, município de Oriximiná (Pará) distante cerca de 880 quilômetros de Barcarena, de sembarca em Vila do Conde em navios.

As grandes empresas produtoras de alumínio primário estão localizadas nas Regiões Norte e Sudeste

Albras (Barcarena – PA), Alcoa (Poços de Caldas – MG,São Luís – MA), BHP Billiton (São Luis – MA), Novelis (Ouro Preto – MG e Aratu BA), Vale Sul (Santa Cruz – RJ) e Companhia

Brasileira de Alumínio – CBA (Alumínio – SP)

Estanho - Cassiterita

Estanho (Sn): empregado principalmente em chapas, tubos e fios, devido a sua ductilidade, maciez e resistência à corrosão. É muito usado como revestimento de aço e cobre.

A China é o país que detém as maiores reservas de estanho e também é o principal produtor do minério.

Chumbo – galena

É um metal conhecido e usado desde a antiguidade.

É tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. É usado na construção civil, em soldas, em munições, proteção contra raios X, e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia.

O Brasil importa chumbo do Peru e do México.

Maiores produtores mundiais: Austrália, Estados Unidos, Canadá, China, Peru, México e Marrocos.

CVRD em Minas Gerais


Carajás


Bauxita - Alumínio

,br>

Sal - Rio Grande do Norte