Exercícios de Oriente Médio

01 - (UNICAMP-2016) – A Região Autônoma da Rojava é um dos poucos pontos brilhantes a emergir da tragédia dos conflitos que ocorrem no Oriente Médio. Depois de expulsar os agentes do regime de Bashar alAssad, em 2011, e apesar da hos tilidade de quase todos os seus vizinhos, Rojava não só manteve a sua independência como constitui uma experiência democrátia notável. Todavia, mais uma vez os curdos estão cercados: os jihadistas do Estado Islâmico e a maior potência da OTAN na região, a Turquia, querem afogar em sangue a semente da liberdade dos curdos e provar que não pode haver na região um povo livre em que as mulheres e os homens sejam iguais. A defesa da cidade de Kobani é, atualmente, expressão cabal da histórica luta de toda a nação curda para fazer valer seu direito à autodeterminação. (Adaptado de N. R. de Almeida, Os curdos numa armadilha histórica. http://outraspalavras.net/posts/os-curdos-numa-armadilha-da-historia. Acessado em 28/09/2015.)

a) O povo curdo totaliza hoje aproximadamente 30 milhões de pessoas. Em quais países estão majoritariamente distribuídos? Qual a principal reivindicação política dos curdos?

RESOLUÇÃO:

a) Os Curdos estão em sua maioria distribuídos entre os territórios de Turquia (leste), Iraque (noroeste) e Síria (nordeste), região contígua que constituía o antigo Curdistão. Existe ainda parte dos Curdos nos territórios do Irã, da Armênia e da Geórgia. Os curdos reivindicam a autonomia de um Estado independente na região: O Curdistão.

b) Dê duas características da organização denominada Estado Islâmico e aponte os países em que ela controla territórios e recursos.

Resolução:

Estado Islâmico não é um Estado/Nação propriamente dito. Seu status de Estado foi criado sem o devido reconhecimento da comunidade internacional, tampouco da ONU-Organização das Nações Unidas, que o considera o Estado como um grupo "terrorista". (*)

Caracteriza-se por apresentar base num autogoverno, fundamentado na lei islâmica, sharia; autofinanciamento, por meio da exploração de petróleo nas áreas sob seu domínio, da venda de escravos, e da cobrança de impostos; Os principais recursos explorados pelo Estado Islâmico são petróleo e água.

Área de atuação do Estado Islâmico

O que é terrorismo? (*)

Formalmente, terrorismo é o uso da violência sistemática, com objetivos políticos, contra civis ou militares que não estão em operação de guerra. Existem muitas formas de terrorismo. Os terroristas religiosos praticam atentados em nome de Deus; já os mercenários recebem dinheiro por suas ações; os nacionalistas agem movidos por um ideal patriótico. Há ainda os ideólogos, que armam bombas motivados por uma determinada visão de mundo. E, muitas vezes, o que se vê é uma mistura de tudo isso com desespero e ódio