REVISTA ATUAL GEOGRAPHY - Nº01

Editor responsável: Professor e Geógrafo Claudio Peppe

24/12/2018

Indonésia

A República da Indonésia é um país localizado no Sudeste Asiático, próximo da Austrália na Oceania, sendo o maior arquipélago do mundo, composto por 13 ilhas médias e milhares de pequenas ilhas.

Destaques

Grandes Ilhas de Sunda (de oeste para leste, Sumatra, Java, Bornéu e Celebes, bem como ilhas menores adjacentes; Indonésia divide a ilha de Bornéu com Brunei e Malásia); Pequenas Ilhas de Sunda (Bali, Flores, Komodo, Timor e outras; a Indonésia divide a ilha de Timor com Timor-Leste).

O Tsunami

Palavra japonesa que significa onda gigante do porto.

Neste caso, não se refere a uma área portuária específica, mas a uma ilha vulcânica onde se encontra o vulcão ativo Krakatau, num estreito entre duas grandes ilhas da Indonésia.

Mais de 400 mortos registrados até o momento na Indonésia, por causa do repentino tsunami que aconteceu no estreito de Sunda. O Estreito de Sunda fica entre as ilhas Java e Sumatra na Indonésia e, liga o mar de Java ao Oceano Índico

O QUE CAUSOU O TSUNAMI?

As autoridades locais atribuem a um possível desprendimento de blocos de rochas submersas, produzido pelo tremor de terras com a erupção do vulcão Anak Krakatau.

Para ocorrer o Tsunami dessa magnitude, algumas toneladas de blocos foram desprendidas para o fundo do mar de forma abrupta, causando forte deslocamento de massa de água.É possível que blocos de rochas lançadas pelo próprio vulcão tenha causado o tsunami, afirmou o geógrafo Claudio Peppe.

Caracteristicas do Krakatau

FALHA NA PREVISÃO

O fato do Tsunami ser provocado pelo desprendimento de blocos, originado pela erupção vulcânica, explica em parte, porque o alarme não foi ativado, programado para terremotos de elevada magnitude.

MARÉ VIOLENTA

A situação foi agravada pela Maré de Sizígia, provocando uma maré violenta, atribuída à fase de lua cheia, quando os astros Sol, Terra e Lua estão alinhados em conjunção

CÍRCULO DO FOGO

A Indonésia é um dos países que mais sofre com desastres naturais do gênero, por estar localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região de colisão entre placas tectônicas


Em setembro passado,na ilha de Sulawesi, um forte terremoto seguido por tsunami, matou mais de 2.000 pessoas .

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na costa da província indonésia de Aceh desencadeou um tsunami no oceano Índico, que causou a morte de cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países (Fonte Reuters).

  • 181 visualizações