Relógio solar situado em frente à igreja matriz de Santo Antônio, na cidade mineira de Tiradentes.

Editor: Claudio Peppe

Igreja Matriz de Santo Antônio

Entregue em 1785, A Matriz de Santo Antônio de Tiradentes teve a sua construção iniciada em 1710, no lugar de uma pequena capela bandeirante, sendo uma referencia aos fiéis para não perderem o horário da missa. Apesar de levar o nome do mártir da Inconfidência, Tiradentes não é sua cidade natal. Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, que ficava em um território disputado entre São João del-Rei e São José del-Rei, vila que se tornou depois a cidade de Tiradentes.

A área da fazenda hoje fica no município de Ritápolis. Tiradentes, no entanto, passou parte de sua infância no vilarejo e muito provavelmente viu o relógio solar já adulto, em alguma passagem pelo local. Só muitas décadas depois ele seria reconhecido por sua atuação política e o dia do seu enforcamento, 21 de abril, seria transformado em feriado nacional.

O interior de igreja guarda seis altares laterais e o altar-mor.

A talha da capela-mor é, sem dúvida, um dos melhores exemplares de talha barroca D. João V no Brasil e representa uma exceção no desenvolvimento da arte da talha em Minas Gerais, pela sua monumentalidade e pelo inusitado das formas.

O primeiro altar à direita de quem entra é dedicado a Nossa Senhora do Terço.O segundo é dedicado a Nosso Senhor dos Passos. O terceiro dedicado a São Miguel Arcanjo.

No primeiro altar do lado esquerdo existe uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, com Cristo nos braços. . O segundo é dedicado ao descendimento do Senhor da Cruz. O terceiro dedicado à Imaculada Conceição.

O forro da nave da igreja, de autor desconhecido, constituído por caixotões artesoados tem dezoito quadros com símbolos bíblicos cercados de folhagens e grotescos em outro. O assoalho da Matriz foi feito em óleo bálsamo em campas numeradas de 01 a 116. Nestas sepulturas estão enterradas pessoas de todas as classes sociais, desde nobres até escravos.

Fonte: Catolicismo Romano

  • 214 visualizações