Atual Geography

Claudio Peppe

10/02/19

Em 2017, a China exportou mais de US$ 5 bilhões em tecnologia de inteligência artificial (IA).

Nos últimos dois anos, exportou para países democráticos, como Alemanha, França e Argentina. Mas seus clientes mais assíduos têm sido regimes com diferentes graus de viés autoritário: Venezuela, Rússia, Azerbaidjão, Armênia, Irã, Turquia, Paquistão, Ruanda, Zimbábue e Quênia.

Em geral, regimes com traços autoritários que desejam manter um rígido controle social sobre a população e sobre seus opositores, fiscalizando manifestações e reuniões de opositores.(Fonte Estadão)

Venezuela

O cartão da Pátria, como é chamado na venezuela, é usado pelo cidadão venezuelano para obter subsídios: de coletar ajuda social, como cestas básicas, até registrar o voto.

Cada vez que o cidadão venezuelano usa o cartão, fica registrado o motivo, o horário e o local. Com os dados, o governo pode rastrear os passos do cidadão.

Desde a adoção do cartão, o chavismo é capaz de oferecer prêmios financeiros para, por exemplo, cidadãos que cumprirem "deveres cívicos", como votar. Ele também pode monitorar a abstenção em territórios chavistas.(Fonte Estadão)

Já nos países democráticos,.o monitoramento, tem uma função social de segurança e fiscalização, identificando rapidamente elementos em atos suspeitos, ou em fuga por terem praticado algum ato ilegal. Em Mônaco por exemplo, em toda sua extensão urbana está sob monitoramento, acontecendo também na Inglaterra, Alemanha e outros.

Brasil

Seria de grande serventia para monitorar áreas de risco, com grande atuação criminosa.

O mapa do crime através de geodados, definiria a maior ou menor intensidade de câmeras

Até drones podem ser usados no monitoramento..

Reconhecimento facial

A tecnologia de última geração de reconhecimento facial é capaz de identificar em poucos segundos qualquer cidadão filmado por uma câmera em lugar público.

A digitalização de imagem de elementos que praticaram crimes, que já foram presos ou detidos, favorece a prevenção ao crime, de forma inteligente. É possível identificar um marginal nas ruas, estradas, bares, veículos, até assistindo um jogo de futebol na arquibancada.

Com centenas de câmeras espalhadas pelo centros urbanos, é possível mapear por onde esses elementos andam e com qual frequência, permitindo a Inteligencia antecipar um crime ou tentativa.

Roubo de carros

Bastaria a leitura da placa, ou um QR Code no veiculo com a digitalização da imagem, para reduzir drasticamente o roubo de carros com sucesso, onde a recuperação do veiculo seria feita de forma mais rápida. Essa identificação também revela a situação do veiculo em relação aos impostos e multas.Quanto ao motorista, revela a validade sua habilitação ou se está suspensa.Atualmente no Brasil, existem radares que identificam pela placa a situação do veiculo e motorista.

Indulto de Natal

Com a digitalização da imagem facial do detento, uma suposta saidinha da cadeia com o Indulto de Natal ou fuga, o monitoramento e tornozeleiras eletrônicas resolveriam o problema social, aprimorando a segurança com inteligência.

  • 287 visualizações